5ª Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba (MIMB) tem exibições presenciais a partir desta quarta-feira, 17

A 5ª Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba (MIMB) realiza sua abertura oficial nesta quarta-feira,17, a partir das 18h, no Teatro SESC Pelourinho, e vai contar com show de Rachel Reis e DJ Nai Kiesse. O festival reúne mais de 60 obras de cineastas negras/negros nacionais e internacionais, além da realização de oficinas, masterclasses e espaços de debate totalmente gratuitos sobre a produção negra no cinema. A Mostra, que já exibiu mais de 200 filmes, para cerca de 30.000 pessoas em formato online e presencial nos últimos 7 anos, acontece de forma híbrida em sua 5ª Edição, com ações virtuais para todo país e presenciais nos bairros populares e periféricos de Salvador, contando também com uma ação na cidade de São Paulo.
Com o tema MIMB – CINEMAS EM MOVIMENTO – MEMÓRIA NAS TELAS, o festival traz a reflexão sobre a trajetória construída durante os 7 anos atuando a partir de iniciativas inovadoras, alinhadas com o propósito de utilizar o cinema como ferramenta de transformação, e impacto social e educativo, através de recortes que trabalham a diversidade e subjetividade do seu público. Pensando o tempo como um Senhor importantíssimo para construção de novos saberes e que auxilia efetivamente nas mudanças estruturais que almejamos, consideramos a memória como um estado cíclico que se constrói e se repassa, sendo a circularidade um elemento que fortalece e soma em forma de potência.
SOBRE PROGRAMAÇÃO E ACESSIBILIDADE
A programação do festival conta com 20 dias de atividades presenciais e virtuais promovendo debates com convidados nacionais e internacionais, masterclass e premiações para impulsionamento de novos criativos, com acessibilidade para pessoas surdas através da tradução em libras nas mesas de diálogos, legendas em todos os filmes e sessões com legendagem descritiva (ver filmes com audiodescrição). As sessões de filmes acontecerão através do site oficial, em formato on-line, e em formato presencial ocupando espaços culturais da cidade de Salvador.
SOBRE A PRODUÇÃO DO FESTIVAL
A MIMB é um Festival Internacional de Cinema que amplia espaços de acesso às obras cinematográficas produzidas por realizadora(e)s negra(o)s da diáspora Africana. O projeto surge com o objetivo de apresentar novas possibilidades para o mercado audiovisual, criando uma política de representação efetiva e com narrativas descolonizadas para a comunidade negra. Em sete anos de festival, a MIMB circulou por 15 bairros de Salvador, com ações culturais e formativas de alcance nacional e internacional. A MIMB é uma iniciativa coordenada e protagonizada por Daiane Rosário, Kinda Rodrigues, Julia Morais e Tais Amordivino, mulheres negras atuantes em diversas áreas da cadeia produtiva cinematográfica, desde a direção, fotografia, produção e curadoria.
CERIMÔNIA DE ABERTURA COM SHOW DE RACHEL REIS + DJ KAI NIESSE
Data: 17/04 (Quarta-feira)
Horário: 18h – 22h
Local: SESC Pelourinho
SESSÃO DE ABERTURA
A MENINA QUE QUERIA VOAR (2023)
Direção: Tais Amordivino
Gênero: Drama
Classificação: Livre
Duração: 20 minutos
Localização: Bahia
SÈT LAM (2023)
Direção: Vincent Fontano
Gênero: Ficção
Classificação: Livre
Duração: 23 minutos
Localização: Ilha da Reunião
SERVIÇO
O QUE? MIMB – Mostra Itinerante de Cinemas Negros – Mahomed Bamba (5a edição)
QUANDO? Abril de 2024
INSCRIÇÕES: 17/04 a 27/04
ONDE? Salvador
Clique aqui e confira a programação completa!