Artista plástico Aislan Pankararu tem exposição solo inédita na Casa Rosa em Salvador

Por: Íssala Queiroz
O artista Aislan Pankararu terá pela primeira vez um conjunto de seu trabalho em exposição na Casa Rosa. A mostra será aberta em evento público no dia 6 de fevereiro, às 19h, tendo visitação gratuita até 16 de março, de terça a domingo, das 13h às 19h. A exposição será exibida em confluência com obras de dois importantes artistas soteropolitanos: Alberto Pitta e Carlinhos Brown, numa conversa que une potências de forças ancestrais.
Com obras como “Caatinga Fractal e o Encontro da Terra Seca, Água Doce e Água Salgada”, com curadoria de Brás Moreau Antunes, 10 pinturas inéditas estarão reunidas juntamente com “A Redescoberta”, trabalho gigantesco que representou sua premiação no XV Prêmio PIPA de Arte Contemporânea, em 2024.
A Aislan Pankararu é originário do povo indígena Pankararu e nasceu em 1990 em Petrolândia, interior do estado de Pernambuco. É pintor, escultor, artista visual e médico, formado pela Universidade de Brasília. Reconhecido como um dos mais importantes jovens artistas plásticos brasileiros, está vivendo seu retorno ao Nordeste, depois de morar em diferentes lugares do Brasil, e se estabelece a partir de agora na capital baiana.
O trabalho de Aislan resulta, portanto, das memórias de suas origens e da necessidade de entrar em contato com a sua ancestralidade e expressá-la. Recursos pictóricos tradicionais da pintura corporal de seu povo são utilizados para elaborar os seus traços e figuras, evocando a riqueza visual e simbólica dos Pankararu. Soma-se a isso uma percepção íntima dos mecanismos da matéria viva e refinado senso de composição estética.
A exposição “Caatinga Fractal e o Encontro da Terra Seca, Água Doce e Água Salgada” representa um caloroso abraço em toda esta trajetória e as boas-vindas a Salvador, celebrando a criação livre e solar de Aislan Pankararu. Na Galeria da Casa Rosa, no térreo, estará “A Redescoberta”, pintura sobre tecido de 6,10 por 3,80 metros, que foi exposta no Paço Imperial do Rio de Janeiro, na mostra Prêmio PIPA 2024. Diante dela, trabalhos visuais de Alberto Pitta e Carlinhos Brown apresentam uma conexão estética pelo uso de cores vibrantes e da fluidez entre o figurativo e o abstrato, mas também conjugam a dimensão afetiva: dos encontros e das trocas férteis. No 1º andar, 10 obras produzidas na Bahia, todas com 60 por 90 centímetros, enchem de cores uma rota em espiral, com títulos como “Força da caatinga”, “Inflamação sertaneja”, “Cura pela água salgada”, “O poder do semiárido” e “Voltei, Nordeste, meu amor”.
Serviço
O quê: Exposição de Aislan Pankararu
Quando: 7 de fevereiro a 16 de março, terça a domingo, 13h às 19h
Onde: Galeria da Casa Rosa, Praça Colombo, 106 – Rio Vermelho – Salvador, Bahia
Ingressos: Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre