CAIXA Cultural Salvador realiza programação educativa no mês de junho

A CAIXA Cultural Salvador traz, no mês de junho, atividades diversas. A programação apresenta inclusão digital, oficinas, danças, teatro e contação de histórias, na agenda do Programa Educativo CAIXA Gente Arteira. Todas as atividades são gratuitas e as inscrições podem ser realizadas no site da CAIXA Cultural.
Nos dias 07, 14, 21 e 28, das 10h30 às 12h e das 15h30 às 17h, acontece a Inclusão Digital realizada pela equipe do programa educativo CAIXA Gente Arteira. A atividade pretende inserir os participantes no universo digital, com a exploração de ferramentas e funções disponíveis nos celulares e internet, além de promover a interação social do grupo. São oferecidas 20 vagas por turma para interessados com mais de 60 anos.
Para os interessados em contação de histórias, a programação contempla dois momentos encantadores. Nos dias 01, 02, 08, 09 e 15/06, das 10h às 11h, o público acompanha a aventura de duas crianças, Cauã e Inaê, em busca do seu animal de estimação. A história, intitulada Tapajós, de Fernando Vilela, passa-se em uma região caracterizada por duas estações ao ano: o inverno, quando chove muito, e o verão, período de seca. Esses dois climas interferem no nível da água e a população às margens do rio se muda de acordo com a estação. A classificação é livre.
Já nos dias 16, 22, 23, 29 e 30/06, das 10h às 11h, a história contada é a do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. O livro Luiz Rei, da autora Jacqueline Meire, traz biografia e curiosidades sobre o músico que se transformou em um ícone nordestino. A atração proporcionará experiencia sensorial às crianças por meio de uma bela percepção musical com sons de instrumentos usados por Gonzaga como sanfona, triângulo e zabumba. Classificação livre.
No dia 08/06, das 14h às 16h, a equipe do Programa Educativo CAIXA Gente Arteira ministrará a oficina Fazendo chover, que tem como objetivo a produção do pau de chuva, um instrumento indígena que emite som próprio. Durante a oficina, as crianças serão guiadas em um passo a passo divertido e educativo para construir seus próprios paus de chuva, utilizando materiais simples e acessíveis, como tubos de papelão, arroz, feijão, tecido e outros itens recicláveis. Um estimulador da criatividade ensina sobre ritmo, musicalidade e timbres, além do reaproveitamento de materiais recicláveis e cuidado com o meio ambiente. Para crianças de 6 a 11 anos.
Já no dia 09 de junho, das 14h às 15h45, a oficina Quadrilha junina para a criançada, conduzida pela professora Caroline Marins, promove uma imersão educativa na cultura popular. As crianças aprenderão as coreografias de quadrilha junina que desenvolvem habilidades motoras, coordenação e ritmo, além de respeito, cooperação e trabalho em equipe próprios da dança coletiva. Um momento de diversão e aprendizado através dessa marcante atração dos festejos juninos.
Serão oferecidas 12 vagas para crianças de 5 a 11 anos, conforme segue:
14h às 14h45 – Quadrilha para crianças de 5 até 7 anos
15h às 15h45 – Quadrilha para crianças de 8 até 11 anos
Também nos dias 29 e 30/06, das 15h às 16h30, o espetáculo Saudades João conta como o jovem João atravessa a dor do luto após a perda de seu avô. Na sua fuga da saudade e tristeza ele acaba transportado para um novo mundo chamado Reino de Brodogo, lugar em que um mago tirano proibiu os festejos de São João. Durante a trajetória de João a amizade e o desejo de liberdade os livrarão das dores e da opressão. O enredo conta com muitos elementos da cultura nordestina. Serão oferecidas 70 vagas e a classificação é livre.
Programa Educativo CAIXA Gente Arteira
O Programa Educativo CAIXA Gente Arteira também oferece visitas mediadas para grupos escolares e de diversas instituições. Os agendamentos podem ser feitos pelo e-mail [email protected], ou pelo telefone (71) 3421-4200.
Serviço:
Programa Educativo CAIXA Gente Arteira
Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes 57, Centro
Horários de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 17h30
Acesso a pessoas com deficiência
Inscrições gratuitas: Site da CAIXA Cultural
Informações: Site CAIXA Cultural Salvador e Instagram @CAIXACulturalSalvador