Membro da Academia de Letras da Bahia lança livro inspirado na tragédia do Motel Mustang, ocorrida há 35 anos em Salvador

Através da ficção, Marcus Vinícius Rodrigues relembra histórias de pessoas soterradas no motel da Avenida Suburbana 

Em 19 de maio de 1989, fortes chuvas atingiram Salvador. Naquela noite, trinta toneladas de terra da encosta da Boa Vista do Lobato desabaram sobre o Motel Mustang, localizado na Avenida Suburbana. Nove pessoas morreram, entre casais que ali se amavam; funcionários, em mais um dia de labuta; e até mesmo os donos. A causa mais provável para o acidente foi o rompimento de cortinas de contenção da terra que ficava acima do estabelecimento. 

A tragédia chamou atenção do jovem Marcus Vinícius Rodrigues, na época, um estudante de Direito. E ecoou por décadas em sua memória, a ponto de ele decidir escrever sobre ela. Trinta e cinco anos depois, o agora escritor e membro da Academia de Letras da Bahia (ALB) lança Motel Mustang, com evento em 06 de julho, sábado, às 16h, no Goethe-Institut Salvador-Bahia/ICBA. Na ocasião, haverá sessão de autógrafos e bate-papo com o público sobre o processo de pesquisa e criação da obra, mediado pelo escritor Breno Fernandes. 

Após uma série de pesquisas, Marcus Vinícius desenvolveu os seis contos de Motel Mustang, que narram as histórias de personagens fictícios ao redor do mesmo acontecimento.  “Trata-se de uma obra de ficção baseada em uma tragédia real. É uma leitura carregada de emoção, em que o prazer e a dor se entrelaçam em histórias surpreendentes”, avisa ele. “A tragédia do Motel Mustang sempre esteve na minha lembrança, principalmente a história da mulher que perdeu o marido no desabamento. Quando fui pesquisar para o livro, descobri outras histórias. Minhas personagens são a representação de como aquelas pessoas se sentiram quando toneladas de terra desceram sobre elas”, afirma. O livro sai pela P55 Edição.

capa_livro_mockup_01.jpg

SERVIÇO 

O que: Lançamento do livro Motel Mustang (P55 Edição), de Marcus Vinicius Rodrigues, com Sessão de autógrafos e bate-papo com o público
Quando: 6 de julho, sábado, às 16h 
Onde: Goethe-Institut Salvador-Bahia/ICBA, Av. Sete de Setembro, 1809, Corredor da Vitória, Salvador 
Preço do livro: R$ 50,00  

Sobre o autor 

Marcus Vinícius Rodrigues escreve livros de contos. Em 2010, lançou Cada dia sobre a terra; em 2018, Café molotov; e em 2019, O mar que nos abraça (2019). A eternidade da maçã, de 2016, é considerado um romance desmontado. Lançou, ainda, três livros pela coleção Cartas Bahianas, da P55 edição: 3 vestidos e meu corpo nu (2009); Eros resoluto (2010); e Se tua mão te ofende (2014). Natural de Ilhéus, passou parte da infância na Amazônia e mora em Salvador desde os anos de 1980. É membro da Academia de Letras da Bahia.

Sobre a P55 Edição 

Sob a coordenação de André Portugal e Marcelo Portugal, a P55 Edição é uma editora baiana independente que, desde 2002, realiza projetos culturais diversos, tendo publicado centenas de livros próprios, com foco nos segmentos de arte, fotografia, literatura e memória. Mais informações: www.p55.com.br 

Trecho de Motel Mustang

“Quem poderá dizer o que levou aqueles casais ao Motel Mustang em uma noite tão chuvosa e depois de tantos deslizamentos na cidade? A ameaçadora encosta da Boa Vista do Lobato não os intimidou. Intimidados estavam os empregados, preocupados com a sobrevivência em tempos de inflação galopante. Que alternativa tinham? Todos estavam lá quando tudo veio abaixo. O que sentiram? Qual o último pensamento? Só a ficção, com a delicadeza de seu toque, pode tentar responder. Elói buscava a primeira noite, Marta agarrava-se ao namorado que se afastava, Jackson e Terêncio queriam estar em paz. Luciene não queria estar lá. O garçom, o motorista, a camareira, a cozinheira, o gerente, todos eles tinham suas razões e seus medos. E depois, nos escombros, os saques e talvez uma esperança pelas mãos do menino Dinho, a maciez da vida, ainda que, para alguns, o luto permaneça com um travo amargo de desamor. Dona Mira limpa a casa antes de partir”.