Projeto “Do Pantanal ao Litoral” promove encontro da nova cena musical de Cuiabá com a de Salvador

As músicas de Cuiabá e Salvador se encontram na primeira edição do “Do Pantanal ao Litoral” projeto que se reúne, no dia 30 de abril (quarta), às 20h, no palco da Varanda do Sesi Rio Vermelho, a banda Calorosa (MT), o cantor e compositor Paulo Monarco (MT) e a banda Cabokaji (BA). Antes dos shows, às 19h, no Teatro Sesi Rio Vermelho, será realizada a Roda de Conversa “Paisagem Sonora: Música e Território”, com Karola Nunes, Caboclo de Cobre e Paulo Monarco e mediação de Anne Rodrigues. A entrada é gratuita e está sujeita à lotação da casa.

“Beber da tradição popular degustando o contemporâneo diante das várias questões e tecnologias que nos atravessam, é o que alimenta nossa caminhada pelo Pantanal ao Litoral. Mato Grosso é muito mais que a soja, assim como a Bahia é muito mais que dendê… boto fé que dessa mistura vai sair um caldeirão saboroso pra os gostos”, conta Paulo Monarco.

O encontro se torna ainda mais significativo porque marca a primeira vez que dois artistas mato-grossenses se reúnem em Salvador e na região Nordeste. Calorosa e Paulo Monarco são representantes da música do Mato Grosso, que constroem suas sonoridades incorporando elementos das tradições de sua região e apresentam o novo, destacando a diversidade da música brasileira.

É exatamente na sonoridade que os artistas de Salvador se conectam com o Cabokaji. Salvador é uma das propostas cidades na circulação do projeto porque a Calorosa e Paulo Monarco são influenciados pela sonoridade da cidade e inspirados também pelas fusões que muitos artistas baianos propõem na construção de suas obras artísticas.

“O Cabokaji foi uma ótima surpresa quando estivemos no SIM, assistimos ao showcase deles e bateu a conexão de ideias na hora. Essa confluência entre a tradição e o high tech acredita ser a ponte entre as duas bandas. A Bahia foi, é, e sempre será referência pra mim quando o assunto é ousadia sonora. Doces Bárbaros, Tom Zé, Novos Baianos, agora Baiana System. Todos esses são norteadoras do nosso fazer musical também. Então, pisar nesse território e falar poder sobre o nosso é. uma baita honra e responsabilidade”, comenta Karola Nunes, cantora e guitarrista da Calorosa.

Nesse encontro, o artista Paulo Monarco apresenta seu repertório autoral, que transita pela tradição musical da baixada cuiabana, dando continuidade à herança plantada pelo cururu, siriri, rasqueado e lambadão ao pop tropical pantamazônico da banda Calorosa. Juntos, arrematam um mix infalível e dançante, fazendo despontar, assim, um novo movimento estético no fértil solo artístico mato-grossense.

Sobre “Do Pantanal ao Litoral” – O projeto promove o intercâmbio musical entre artistas de Cuiabá (Mato Grosso) e Salvador (Bahia). Esta alquimia sonora é uma celebração da rica diversidade musical e cultural do Brasil e da criatividade incansável dos artistas brasileiros de experimentarem ritmos tradicionais com a pluralidade de ritmos globais. O projeto acredita que não há poder da música para transmitir a identidade e a cultura de um lugar e que a experiência de um lugar também pode ser compreendida por suas musicalidades.

O evento faz parte do Circuito Funarte de Música Pixinguinha 2023, contemplado através do programa de Difusão Nacional Funarte Rede das artes. A realização é da Lambuza Musical, Rede das Artes, Funarte, Ministério da Cultura e Governo Federal, com apoio do Teatro Sesi e Varanda do Sesi Rio Vermelho.

SERVIÇO
Projeto “Do Pantanal ao Litoral” apresenta Banda Calorosa (MT), Paulo Monarco (MT) e banda Cabokaji (BA)
Data/Hora: 30 de abril, a partir das 19h

Programação:
19h – Roda de Conversa: Paisagem Sonora: Música e Território com Karola Nunes, Caboclo de Cobre e Paulo Monarco, mediação de Anne Rodrigues, no Teatro Sesi Rio Vermelho
20h – Show de Cabokaji, Calorosa e Paulo Monarco, na Varanda do Sesi Rio Vermelho

Entrada gratuita, sujeita a lotação do espaço. Sem retirada de ingresso.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.